Dicas de Higine Feminina

09/11/2012 02:28

Dicas de Higine Feminina

Com a chegada do verão, devem aumentar também os cuidados de higiene, principalmente para quem vai para a praia. Um assunto que merece atenção, principalmente do público feminino, é a higiene íntima.

A falta de cuidados pode acarretar em problemas desagradáveis que com certeza vão estragar suas férias. Pensando nisso, a MEDICSUPPLY fez uma entrevista exclusiva com o biomédico Roberto Figueiredo, que possui um quadro no Fantástico, da Rede Globo, e também é conhecido como Dr. Bactéria. Neste bate-papo, ele fala sobre sabonetes especiais para a região íntima feminina, dá dicas sobre higienização, além de dicas sobre roupas e absorventes especiais para se usar no verão.

Com a proximidade do verão e o aumento da umidade, o uso de sabonetes especiais para a região íntima é a melhor alternativa para a higiene no local?

Sou contrário ao uso de sabonetes com efeito bactericida ou bacteriostático. O primeiro mata microrganismos enquanto que o segundo controla o crescimento destes. O organismo humano é um ambiente perfeitamente controlado e controlável. Existe uma flora microbiana natural na qual a maioria destes microrganismos tem ação de proteção contra a entrada de outros chamados patogênicos (que podem dar doenças), uma verdadeira dança das cadeiras. Estas substâncias que atuam sobre microrganismos não escolhem o alvo. Podem atuar inclusive sobre esta flora protetora. O melhor é sempre manter uma boa higiene íntima e do corpo com banhos diários e troca de roupas também diariamente. A lavagem de roupas íntimas com produtos bactericidas e água quente, inclusive passando com ferro bem quente, são boas alternativas.

Quais são os perigos do uso em excesso de sabonetes especiais para a região íntima feminina?
A eliminação de uma flora microbiana que poderia controlar o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, além de poder causar irritação pelo contato em excesso com produtos químicos.

Quando a mulher deve usar sabonete especial para a sua região íntima?
Por orientação médica, dermatologistas saberão avaliar a sintomatologia clínica existente e indicar o melhor tratamento . Nunca a mulher deve se automedicar por conta própria sem uma indicação profissional e competente.

Como evitar infecções nessa parte do corpo da mulher?
Promover, como foi falado, uma correta higienização (banhos e lavagens), visitas regulares a médicos, lavagem correta de roupas, não se automedicar, cuidado com a higiene anal (sempre da frente para trás e nunca ao contrário, como se faz com o nenê).

O que pode e o que está proibido de se fazer quando as mulheres fazem a higiene pessoal?
É proibido: higiene anal de trás para frente; usar produtos sem indicação médica; falhas na higiene corporal (falta de banho); reutilizar roupas intimas sem lavar.

Em relação a roupas do cotidiano, como as de trabalho. Quais são as recomendações para esse público? E na praia, qual a melhor postura a ser omada para se evitar qualquer problema?
Trabalho – Evitar roupas muito apertadas; roupas intimas de algodão são melhores, pois absorvem mais o suor; evitar ficar sentada por muito tempo; trocar várias vezes de posição.
Praia – Nunca sentar diretamente na areia; sempre utilizar protetores (principalmente nas partes após a depilação); procurar, após os banhos de mar, se lavar com água doce; a hidratação constante é importantíssima; evitar usar maiôs ou biquínis de colegas; usar chapéu (ou boina) e óculos escuros; evitar o sol ruim; não freqüentar praias onde condições de higiene não forem boas (presença de animais, água contaminada, etc.).

E em relação ao uso de absorventes? Quais os ideais para as mulheres não terem problemas em suas áreas íntimas?
Sempre optar com marcas de fabricantes idôneos e compromissados com a qualidade. Indicações especiais podem ser tratadas via uma visita ao seu ginecologista.
Fonte: medicsupply.com.br

 

As 12 Regras do Tempo

Muitas pessoas gastam energia tentando ser mais eficientes, sem primeiro fazer o que é importante: a definição de objectivos. É como estar perdido em seu caminho para uma nova cidade. Conduzir a velocidades não ajuda se você está indo na direção errada. Descobrir que rumo a seguir e estabelecer metas.

1. Estabelecer metas
Ser mais eficiente com o seu tempo é irrelevante se você não sabe como pretende gastá-lo. Na gestão do tempo, a bússola é mais importante que o relógio. Saiba onde você quer ir e onde vai gastar seu tempo com as coisas que chegar lá. Uma vez que você preparou, a sua lista de objetivos irá revelar o que é importante para você.

2. Analisar a forma como você gasta seu tempo
É sempre bom saber como você está gastando seu tempo agora. Você pode acompanhar a cada 15 minutos, por exemplo com um despertador, quando soa, anote exatamente o que você está fazendo. Alternativamente, dividir o seu dia em blocos de 15 minutos e um registo de cada atividade que você faz.

Uma vez que você registra o seu tempo, analisá-los. Como eles se comparam aos seus objetivos? Está você passando o tempo no que são as suas prioridades?

3. Mantenha uma lista de tarefas
Isto soa simples demais, mas realmente é a base de todos os tempos e sistemas de gestão. Sua lista de tarefas pode ser eletrônica, em papel de fantasia, encadernado em um caderno ou em folhas soltas. A chave é ter tudo que você quer alcançar em uma lista. Minha lista de tarefas pode ter um item de uma linha sobre ele, como “escrever relatório da semana”, que remete para um arquivo muito maior, ou mesmo uma caixa de arquivo sobre esse item.

4. Priorizar a sua lista
Uma vez que você tem a lista, determinar quais são os itens importantes. Marque-los com uma caneta, uma caneta vermelha, ou de qualquer outra forma que faz com que eles se destacam.

Às vezes, encontrar a minha lista de tarefas é muito grande. Deve colocar cada item na lista de tarefas com uma chamada para fora tipo  ”prestar atenção”. Embora a maioria deles não foram apontados como importantes. Nestes casos, eu levo uma folha de papel em branco e anoto apenas os três ou quatro itens mais importantes. Esses são os únicos a se concentrar.

5. Controle da Procrastinação
Eu uso uma série de truques para quebrar qualquer tendência persistente para procrastinar. Por exemplo, eu uso uma cópia digital de minha lista de tarefas. Imprimo-la a cada poucos dias, como novos itens são adicionados as concluídas caiem fora. É nessas horas que eu olho para os itens que eu tenha marcado como alta prioridade, mas que não estão apenas sendo feitos.

As pessoas costumam dizer que tenho um grande auto-controle. Na verdade, porém, muito do que é o controle para mim é o ambiente. Eu controlo o meu ambiente para eliminar as coisas que eu possa usar para procrastinar. Remova os jogos para fora de seu computador, por exemplo, vender a sua TV, e livrar-se dos postos de trabalho que você usa para evitar as tarefas importantes.

Eu desenvolvi um hábito eficaz que ajudou a quebrar-me de procrastinação: “Faça o pior primeiro.” No início de cada dia, eu faço uma tarefa que está causando mais esforço, e que não tenha sido ainda feito. Às vezes eu apenas vou dar-lhe um quarto de hora – com base na teoria de que eu posso estar apenas sobre qualquer coisa por 15 minutos. Muitas vezes é curto mas este impulso me quebra completamente da rotina.

Se eu ainda me encontro a procrastinar, eu revejo minhas razões para estabelecer uma meta. Para criar motivação extra para completar uma tarefa, reforçar as razões pelas quais deve ser feito. Da mesma forma, muitas pessoas recompensa-se para concluir um trabalho.

6. Organize
Organização e gestão do tempo estão ligados. Eu acho que eu tenho feito coisas importantes quando tenho todas as ferramentas que preciso para realizar o trabalho.

O oposto da organização – o caos, a desordem, a desorganização – geralmente conduz a obra ocupada. Se sua mesa está empilhada, cada pedaço de papel diz “olhe para mim.” Você pode acabar fazendo um monte de trabalho sem nunca conseguir fazer coisas importantes.

7. Delegue
Uma maneira de expandir o seu tempo é fazer os outros ajudá-lo com ele. A chave para a delegação é de entregar todas as tarefas que alguém pode fazer muito mais rápido ou mais facilmente do que você pode.

Se você está reclamando que você não tem ninguém trabalhando diretamente para você quem você pode delegar tarefas? Não há problema. Considere delegando a um ponto, um superior, um fornecedor, ou mesmo um cliente. Tratar delegação como as redes: quem na sua rede seria melhor para o trabalho?

Em alguns casos será necessário investir-se à frente para treinar alguém para que ele ou ela pode assumir uma tarefa de vocês. A poupança a longo prazo são geralmente uma mais valia frente aos custos.

Depois de delegação, lembre-se de agradecer de forma adequada. Você poderia pensar que as pessoas se ressentem de ser delegadas, mas exatamente o oposto é verdadeiro. As pessoas gostam de ser delegadas, especialmente se for para fazer algo que seja bom para eles.

8. Eficiência – O poder do tempo
O melhor truque que eu encontrei é “O Poder do tempo.” O que você pode fazer enquanto você dirige? Enquanto você anda? Quando você limpa? Enquanto você assiste TV? Eu sou um grande defensor de fita de áudio (cd-rom)  e freqüentemente ouço as fitas enquanto estou fazendo outra coisa.

Sendo uma pessoa techno, eu amo todos os softwares da organização lá fora, que me permite manter meus contatos, listas de tarefas e compromissos. Eu também uso gadgets como celulares, wireless e-mail, e assistentes pessoais digitais. O bom uso da tecnologia pode poupar tempo valioso.

9. Está certo dizer não
Dizer “não” pode ser a ferramenta mais poderosa do tempo que você pode facilmente dominar. Quando alguém lhe pede para fazer alguma coisa, pergunte a si mesmo como isso é importante. Isso ajuda você a atingir seus objetivos? Nem sempre buscar razões para sair de fazer as coisas, mas é uma estratéga sobre o que você assumir fazer ou não fazer.

Isso não significa que eu sempre digo “não” quando sou solicitado a ajudar. Mas se eu disser não, eu sou sempre educado e discreto, e tento sugerir alguém que iria fazer o trabalho bem.

10. Foco
100% foco e concentração em uma tarefa ao mesmo tempo pode ser muito poderoso. Elimine distrações. Foco na tarefa. Quando você está bem organizado e preparado, quando a sua energia e poder são grandes, muitas vezes você pode completar uma tarefa em 20% do tempo que seria necessário quando você está distraído ou está aberto a interrupção.

11. Construa o seu banco de eficiência
Alta eficiência não é possível se você não cuidar de si mesmo. Comer direito, exercícios, dormir bem e beber moderadamente. Mamãe sabia melhor: todas as coisas que ela disse que estava bom para você só acontecerá a ser o melhor para a sua eficiência.

Creio também que a meditação pode ser uma ótima maneira de construir a sua eficiência. Poderia ser a meditação transcendental, Zen, ou simplesmente encontrar uma maneira de entrar em um estado de relaxamento que lhe permite se concentrar na tarefa que tem de fazer.

Não importa como você o faz, recarregando suas baterias lhe dá o poder de fazer mais durante os tempos que você precisa estar no seu melhor.

12. Cuide de si mesmo
Não é possível estar “ligado” o tempo todo. Leve o tempo que você precisa para cuidar de si mesmo – corpo e alma – para que você possa alcançar o máximo de eficiência quando você precisa. Tenha uma lista de coisas que você gosta de fazer. Saiba quais as actividades para energizá-lo, e passar mais tempo fazendo isso. Isto lhe dará a força e a energia para ser mais produtivo quando você retornar ao trabalho.

Finalmente, uma palavra de aconselhamento. Se depois de ler até aqui você está se sentindo um pouco sobrecarregado, eu sugiro que você vá para o início do artigo e adicione a paz (contentamento) à sua lista de objetivos. A gestão do tempo não é sobre a adição de estresse, é sobre o que lhe dá o momento de ser a pessoa que você realmente quer ser. Fonte: maisdinheiro

  

Voltar